sábado, 25 de março de 2023

Intestino: Nosso "segundo cérebro"


O intestino é um órgão vital para o nosso corpo, responsável por diversas funções, como a digestão e a absorção de nutrientes. Além disso, estudos recentes apontam que o intestino é capaz de influenciar diretamente o nosso bem-estar físico e mental, tornando-o um importante ponto de atenção para a nossa saúde.

A importância do bom funcionamento do intestino

O intestino é composto por diferentes partes, cada uma com sua função específica. O intestino delgado, por exemplo, é responsável por absorver os nutrientes dos alimentos, enquanto o intestino grosso é responsável por absorver água e eliminar os resíduos. Quando o intestino não funciona corretamente, pode ocorrer uma série de problemas, como constipação, diarreia, gases e inchaço.

Além disso, estudos têm mostrado que a saúde do intestino está diretamente relacionada com a saúde do corpo como um todo. Por exemplo, o intestino abriga trilhões de bactérias benéficas, conhecidas como microbiota intestinal, que desempenham um papel fundamental na digestão e absorção de nutrientes, além de proteger o organismo contra patógenos.

Quando a microbiota intestinal está em desequilíbrio, pode ocorrer uma série de problemas de saúde, como inflamações, doenças autoimunes, alergias e até mesmo doenças mentais, como depressão e ansiedade. Por isso, manter o intestino saudável é fundamental para garantir a saúde do corpo como um todo.

Dicas para manter o intestino saudável

Existem algumas dicas simples que podem ajudar a manter o intestino funcionando corretamente e manter a saúde do corpo como um todo. Algumas dessas dicas incluem:

Consumir alimentos ricos em fibras: As fibras ajudam a manter o trânsito intestinal em dia, evitando problemas como a constipação. Além disso, as fibras também alimentam as bactérias benéficas do intestino, ajudando a manter a microbiota intestinal em equilíbrio. Alguns alimentos ricos em fibras incluem frutas, verduras, legumes e grãos integrais.

Consumir probióticos: Os probióticos são bactérias benéficas que ajudam a manter a microbiota intestinal em equilíbrio. Eles podem ser encontrados em alimentos como iogurte, kefir, kombucha e leite fermentado, por exemplo.

Evitar alimentos processados e ricos em açúcar: Alimentos processados e ricos em açúcar podem desequilibrar a microbiota intestinal, favorecendo o crescimento de bactérias prejudiciais. Além disso, esses alimentos também podem causar inflamações no corpo, contribuindo para uma série de problemas de saúde.

Beber água: A água é fundamental para manter o trânsito intestinal em dia e evitar problemas como a constipação. Além disso, a água também ajuda a eliminar as toxinas do corpo, contribuindo para a saúde do organismo como um todo.

Algumas das dicas mencionadas acima podem ajudar a manter o intestino saudável, mas é importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter necessidades individuais. Por isso, é importante consultar um profissional de saúde para obter orientações personalizadas sobre como manter o intestino saudável e prevenir problemas de saúde.

O intestino como segundo cérebro

A ideia de que o intestino é o nosso segundo cérebro tem ganhado cada vez mais atenção e aceitação na comunidade científica e na sociedade em geral.

Essa teoria se baseia na ideia de que o intestino é capaz de influenciar diretamente o funcionamento do cérebro, tanto em termos de saúde mental quanto de saúde física.

Um dos principais argumentos para essa teoria é a existência do eixo intestino-cérebro, que é uma comunicação bidirecional entre o intestino e o cérebro. Essa comunicação é mediada pelo sistema nervoso entérico, que é uma rede de neurônios presente no intestino, e pelo sistema nervoso central.

Em outras palavras, o nosso corpo é formado por vários sistemas que trabalham juntos para que possamos viver e nos mover. Dois desses sistemas são o sistema nervoso central e o sistema nervoso entérico.

O sistema nervoso central é o nosso cérebro e a medula espinhal, que ficam dentro do crânio e da coluna vertebral. Ele controla todas as funções do nosso corpo e é responsável pela nossa capacidade de pensar, sentir e agir.

Já o sistema nervoso entérico é uma rede de neurônios que fica dentro do nosso intestino. Ele também é responsável por controlar algumas funções do nosso corpo, como a digestão dos alimentos. E acredite ou não, ele é formado por mais neurônios do que a medula espinhal!

Esses dois sistemas estão conectados por uma espécie de "caminho de mão dupla" chamado eixo intestino-cérebro. É como se o nosso intestino e o nosso cérebro estivessem sempre conversando e trocando informações.

Quando estamos estressados, por exemplo, o nosso cérebro envia sinais para o nosso intestino, e isso pode afetar a digestão e causar desconforto abdominal. Da mesma forma, quando estamos com problemas no nosso intestino, ele pode enviar sinais para o nosso cérebro, e isso pode afetar o nosso humor e a nossa disposição.

Por isso, cuidar da saúde intestinal é importante não só para o bom funcionamento do nosso corpo como um todo, mas também para a nossa saúde mental. E isso explica porque algumas pessoas acreditam que o nosso intestino é como um "segundo cérebro".

Um exemplo dessa teoria, é quando uma pessoa se sente estressada ou ansiosa, o sistema nervoso central envia sinais ao sistema nervoso entérico, que por sua vez pode afetar o funcionamento do intestino, causando sintomas como dor abdominal e diarreia. Da mesma forma, quando o intestino está inflamado ou desequilibrado, pode enviar sinais ao cérebro que afetam o humor e o comportamento.

Além disso, o intestino também é o lar da microbiota intestinal, que é composta por trilhões de bactérias benéficas que desempenham um papel importante na saúde do organismo. Estudos têm mostrado que a microbiota intestinal pode afetar diretamente o funcionamento do cérebro, produzindo e liberando substâncias químicas, como neurotransmissores, que afetam o humor e o comportamento.

Alguns estudos têm mostrado que pessoas com transtornos mentais, como depressão e ansiedade, apresentam um desequilíbrio na microbiota intestinal. E pesquisas também têm mostrado que a administração de probióticos pode melhorar os sintomas de transtornos mentais em alguns casos.

Por esses motivos, cuidar da saúde intestinal é fundamental para garantir a saúde do corpo como um todo, tanto em termos de saúde mental quanto de saúde física.

A comunicação entre o intestino e o cérebro, mediada pelo sistema nervoso entérico e pela microbiota intestinal, tem um impacto significativo na saúde mental e física do corpo. Por isso, é fundamental cuidar da saúde intestinal para garantir uma vida saudável e equilibrada.

A importância do intestino na saúde mental

Recentemente, tem-se dado uma atenção especial ao papel do intestino na saúde mental. Isso porque o intestino é capaz de produzir e liberar substâncias químicas, como neurotransmissores, que afetam diretamente o funcionamento do cérebro. A microbiota intestinal também é capaz de produzir e liberar substâncias químicas que podem influenciar o humor e o comportamento.

Por exemplo, estudos têm mostrado que pessoas com transtornos mentais, como depressão e ansiedade, apresentam um desequilíbrio na microbiota intestinal. Além disso, pesquisas também têm mostrado que a administração de probióticos pode melhorar os sintomas de transtornos mentais em alguns casos.

Por outro lado, o estado emocional também pode afetar o funcionamento do intestino, um exemplo é quando uma pessoa se sente estressada ou ansiosa, o sistema nervoso central envia sinais ao sistema nervoso entérico, que podem afetar o funcionamento do intestino, causando sintomas como dor abdominal, desconforto e diarreia.

Por sua vez, quando o intestino que não está bem, está inflamado ou desequilibrado, pode enviar sinais ao cérebro que afetam o humor e o comportamento. Além disso, a microbiota intestinal também pode produzir substâncias químicas que afetam diretamente o cérebro, como os neurotransmissores.

Em resumo...

O intestino é um órgão extremamente fundamental para a saúde do corpo como um todo. Além de ser responsável pela digestão e absorção de nutrientes, o intestino também abriga trilhões de bactérias benéficas que desempenham um papel importante na saúde do organismo. Por isso, manter o intestino saudável é fundamental para garantir a saúde do corpo como um todo.

Seu funcionamento pode influenciar o estado mental e emocional do indivíduo, como também pode afetar diretamente a saúde física, especialmente em relação a problemas gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável e a doença inflamatória intestinal.

Em caso de dúvidas, procure sempre um médico especialista ( buscar Gastroenterologista).

Abaixo um vídeo em Dra. Ana Beatriz Barboza fala sobre nutrição psiquiátrica:


Livros sobre o tema você encontra aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário