quinta-feira, 2 de junho de 2022

Janelas de Desenvolvimento nos Bebês - A importância de colocar o bebê no chão.

 


Se você já é mãe ou pai sabe das cobranças veladas e também muitas vezes escrachadas que conhecidos, amigos e na grande maioria das vezes familiares fazem a cerca do crescimento e desenvolvimento dos nossos pequenos.

Na verdade esses palpites e comparações começam já mesmo na gravidez...sua barriga está pequena demais ou sua barriga está enorme! Nossa mas não tá demorando pra nascer? Nossa mas quando eu estava grávida....

Aí a criança nasce...Nossa que pequeno, que grande, que gordo, que magro...ainda não vira? Ainda não senta? Ainda não anda? Nossa, mas o filho de fulana já faz isso e aquilo... Ainda usa fralda? Ai...porque o meu filho já usava o vaso sanitário com seis meses de idade...(sim, eu ouvi isso!).

Só de lembrar já começo a revirar os olhos. Haja paciência...


Eu pessoalmente me abstenho de ficar dando opiniões e " dicas" quando não me são pedidas, e que maravilha seria o mundo se cada um se preocupasse com a própria vida não é mesmo? Eu sempre fui do time que tentava tranquilizar as mães que conhecia acerca das preocupações com o desenvolvimento, dizia..." Ah não se preocupa, cada criança tem o seu tempo." 

E apesar de ser um conselho reconfortante meus amigos, agora, e só agora na maternidade pela segunda vez que eu descobri que não é bem assim que a banda toca.

Existem janelas de desenvolvimento que devem ser observadas e aí sim dentro dessas janelas de tempo, cada bebê se desenvolve em um ritmo.

Abaixo uma imagem que ilustra essas janelas de desenvolvimento de maneira básica.


Como dá pra observar existe um espaço de tempo para que cada habilidade seja adquirida, há crianças que se desenvolvem já no começo, outras no meio e outras mais para o final, e se estiver dentro desse espaço de tempo está super ok. Se a habilidade for adquirida um pouco depois da janela também não precisa de alarme. 

Fique de olho e consulte o pediatra caso a aprendizagem esteja bem aquém, com uma janela de tempo invadindo muito a outra por exemplo.

Há que se salientar que, todo bebê precisa de estímulos para se desenvolver. Um bebê que só fica no colo ou carrinho, vai ter um desenvolvimento bem mais lento do que o bebê que é colocado para brincar no chão.

Meu bebê por exemplo, ele só foi para o chão aos cinco, quase seis meses, e ele foi sentar sozinho sem apoio com quase sete, e engatinhar com quase nove (antes disse se arrastava como soldadinho no chão), depois seguiu a tabela no desenvolvimento, ficou em pé se apoiando logo em seguida ao engatinhar e andou sozinho com 13 meses.

Estimular é muito importante! Eu não fazia ideia do quanto! Outra informação que aprendi também é: "Não deixe o bebê em um posição que ele não consiga se colocar". 

Quer entender? Veja no vídeo como a Flávia Calina explica direitinho essa questão!



Mas quando começar a colocar o bebê no chão?

Alguns especialista indicam que se coloque o bebê no chão já desde o segundo mês de vida, pode ser alguns minutinho por dia e ir aumentando tempo conforme o crescimento do bebê. Como que eu não tinha informação meu bebê só foi para o chão ao cinco meses. Atrapalhou desenvolvimento? Um pouco sim, chegou a ficar atrasado em um mês na janela de sentar e engatinhar por exemplo. Mas como eu comentei, depois ele acabou alcançando o ritmo considerado normal.

E o ambiente?

Lembre-se o lugar onde você colocará a criança deve estar limpo e sem objetos que ele possa alcançar e se machucar, sempre com supervisão, de preferencia em cima de um tapete específico, ou forre o tapete da sala, nunca no chão puro pela friagem, ou em tapete felpudo por ser uma superfície que acumula mais pó e pode desencadear alergias.

Coloque brinquedos para que ele olhe e acompanhe, mais tarde deixe brinquedos a certa distancia para que ele sinta vontade de ir em busca. Aproveite o momento para interagir!

Sobre o engatinhar...

Vou colocar aqui uma observação sobre o desenvolvimento, nem todo bebê engatinha você sabia? Alguns partem direto da fase do sentar\arrastar para os primeiros passos. Alguns dizem que não é bom a criança pular essa fase, que pode prejudicar o desenvolvimento motor da criança mais tarde. O que vocês acham? Vou deixar aqui um vídeo do Canal Macetes de Mãe que fala justamente sobre o assunto



Como tem sido a experiência de vocês com o desenvolvimento do bebê, ser pais é ou não é padecer no paraíso? 
Ah e quanto a quem adora dar palpite...deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário