terça-feira, 9 de maio de 2023

06 Motivos Porque Emagrecer é Tão Difícil

Manter um peso saudável é importante para a saúde geral e o bem-estar, estar dentro dessa linha pode significar a prevenção uma série de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, pressão alta, derrame, certos tipos de câncer, doenças articulares e respiratórias, entre outras.

O peso corporal também pode ter um impacto significativo na autoestima e na saúde mental. Manter um peso saudável pode melhorar a imagem corporal, a autoconfiança e a qualidade de vida de maneira geral.

IMC

O método mais usado para saber o peso ideal de uma pessoa é o índice de massa corporal (IMC), que é calculado dividindo o peso em quilogramas pela altura em metros ao quadrado. No entanto, o IMC não leva em consideração a composição corporal individual, como a proporção de gordura e músculo.

Você pode calcular seu IMC abaixo:

Altura

Peso





Bioimpedância

A bioimpedância é uma técnica utilizada para medir a composição corporal, ou seja, a quantidade de gordura, músculo e água no corpo. É um método não invasivo e amplamente utilizado em clínicas, academias e centros de saúde.

O princípio básico da bioimpedância é medir a resistência que o corpo oferece à passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade e alta frequência. A composição corporal afeta a resistência elétrica, pois diferentes tecidos possuem diferentes condutividades elétricas.

Durante o procedimento de bioimpedância, a pessoa é conectada a um aparelho que emite a corrente elétrica através de eletrodos colocados na mão e no pé. A corrente elétrica percorre o corpo e é medida em um eletrodo oposto. Com base na resistência oferecida pelo corpo à corrente elétrica, o aparelho calcula a quantidade de gordura, músculo e água presente no corpo.

Os profissionais que geralmente realizam ou interpretam os resultados da bioimpedância são, nutricionistas, profissionais da saúde e educadores físicos.

Alguns modelos mais avançados de aparelhos de bioimpedância também podem fornecer informações adicionais, como taxa metabólica basal (TMB), que é a quantidade de calorias que o corpo necessita para realizar suas funções básicas em repouso, e análise da distribuição da gordura corporal.

É importante ressaltar que a bioimpedância é uma estimativa da composição corporal e pode ter certa margem de erro. Fatores como hidratação, ingestão alimentar recente, exercícios físicos e temperatura corporal podem afetar os resultados. Além disso, indivíduos com certas condições médicas, como gravidez, presença de dispositivos médicos implantados, como marca-passos, e edema significativo, podem ter resultados menos precisos.

A bioimpedância é mais útil quando utilizada como uma ferramenta de acompanhamento ao longo do tempo, para monitorar as mudanças na composição corporal, em vez de se basear apenas em uma única medição isolada.

Já se perguntou porque muitas vezes, é tão difícil emagrecer?

Emagrecer pode ser um desafio para muitas pessoas por várias razões. Vamos listar os seis principais motivos que dificultam o caminho do emagrecimento e busca do peso ideal.

1. Balanço energético:


Para perder peso, é necessário criar um déficit de energia, ou seja, consumir menos calorias do que o corpo precisa. Isso pode ser difícil porque o corpo tende a resistir a mudanças drásticas na ingestão de alimentos e ajusta o metabolismo para manter o equilíbrio.


2. Hábitos alimentares e estilo de vida:

Nossos hábitos alimentares e estilo de vida podem ser difíceis de mudar. Fatores como a preferência por alimentos não saudáveis, comer em excesso, falta de atividade física regular, sedentarismo, estresse e falta de sono adequado podem dificultar a perda de peso.

3. Influências sociais:

A sociedade e o ambiente em que vivemos podem ter um impacto significativo nos nossos hábitos alimentares. A disponibilidade de alimentos altamente processados, o marketing agressivo de produtos pouco saudáveis e a pressão social para comer em excesso podem dificultar os esforços para emagrecer.

4. Complexidade da nutrição:

A nutrição é um campo complexo, e há muitas informações conflitantes sobre dietas e alimentação saudável. É fácil ficar confuso e desmotivado quando se tenta descobrir a melhor abordagem para a perda de peso.

5. Fatores emocionais:

Muitas vezes, a comida está ligada a emoções e sentimentos, e algumas pessoas podem recorrer à alimentação como uma forma de lidar com o estresse, a ansiedade ou outras questões emocionais. Mudar esses padrões emocionais pode ser desafiador e requer autoconhecimento e habilidades de enfrentamento alternativas.

6. Metas irrealistas:

Algumas pessoas têm expectativas irrealistas sobre a perda de peso, esperando resultados rápidos e dramáticos. Quando não atingem essas metas, podem ficar desmotivadas e desistir.

É importante lembrar que a perda de peso saudável envolve tempo, paciência, comprometimento e mudanças duradouras nos hábitos alimentares e estilo de vida.


Você consegue!

Se você está enfrentando dificuldades para emagrecer, pode ser útil procurar orientação de profissionais da saúde, como nutricionistas e educadores físicos, e até mesmo terapeutas que podem ajudar a entender o que está atrapalhando o seu processo e ajudar a criar um plano personalizado e realista para atingir seus objetivos de maneira saudável e sustentável.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário